Sabe como podes concorrer

Cascais, 14 de abril de 2015

O período de candidaturas dos KIA Ondas de Ouro Surf Awards powered by SURFPortugal já está a decorrer. A primeira grande gala do surf nacional tem data marcada para 10 de junho no Casino Estoril, em Cascais, e vai premiar os nomes mais votados pelo público em 15 categorias distintas, nomeadamente nas áreas da performance, do treino, do shape, do vídeo e da fotografia.

A maioria das categorias estão abertas a candidaturas espontâneas, a partir das quais serão apurados os concorrentes finais aos grandes prémios (quatro por categoria). Assim, devem ser os próprios surfistas, fotógrafos e videomakers a submeter as suas melhores ondas, manobras, fotografias e videoclips, cabendo à Direção da Gala e Comissão de Notáveis apontar os mais merecedores de concorrer aos respetivos galardões. O apuramento final dos vencedores será feito por votos do púbico via Internet.

O período de candidaturas estende-se até 22 de maio, aceitando-se apenas materiais (fotografias e/ou vídeos) produzidos após 1 de agosto de 2014.

Nas categorias diretamente relacionadas com a performance – Ericeira Surf & Skate Tubo do Ano, Billabong Maior Onda do Ano (remada), Ocean & Earth Maior Onda do Ano (tow-in), Reef Manobra do Ano e Polen Onda do Ano –, as candidaturas devem ser apresentadas pelos próprios surfistas (profissionais ou não). As performances submetidas podem ter lugar dentro ou fora de Portugal, desde que o atleta possua nacionalidade portuguesa ou, em caso de nacionalidade estrangeira, certificado de residência válido. Nas categorias de Tubo do Ano e Onda do Ano, serão somente consideradas candidaturas em formato vídeo.

Nas categorias Hurley Videoclip do Ano e Foto do Ano, as submissões devem ser feitas pelos próprios fotógrafos e videomakers. Os candidatos podem apresentar fotos e vídeos produzidos no estrangeiro, desde que possuam nacionalidade portuguesa ou, em caso de nacionalidade estrangeira, certificado de residência válido.

As restantes categorias – Oakley Surfista do Ano, Roxy Surfista Feminina do Ano, Volcom Free Surfer do Ano, Deeply Revelação do Ano, Xhapeland Shaper do Ano, Kia Evento do Ano e Treinador do Ano – não estão abertas a candidaturas, sendo os finalistas apurados por nomeação direta por parte da Direção da Gala e Comissão de Notáveis. Após o escrutínio do grupo de especialistas, os quatro nomes encontrados (por categoria) serão divulgados online e sujeitos à votação pública.

Nas categorias de Xhapeland Shaper do Ano e Treinador do Ano, os candidatos podem ter nacionalidade portuguesa ou estrangeira e não ser residentes em Portugal, desde que aqui exerçam uma parte considerável do seu trabalho, tornando inquestionável o seu contributo para o surf nacional. No caso dos shapers, é obrigatório que trabalhem mais de 50% do seu tempo útil em Portugal.

Para a categoria KIA Evento do Ano, serão considerados eventos realizados em Portugal (continente e ilhas), admitindo-se igualmente eventos realizados no estrangeiro por empresas portuguesas e com a participação direta de surfistas portugueses.

Depois de definidos os concorrentes finais, os fãs têm a última palavra a dizer. O período de votação tem início a 25 de maio e estende-se até 9 de junho em ondasdeouro.pt, cabendo ao público votar nos seus candidatos preferidos e, assim, decidir quem será o vencedor de cada categoria.

Os KIA Ondas Os KIA Ondas de Ouro Surf Awards powered by SURFPortugal vão ainda atribuir o prémio Sexy Wines Os Mais Sexy do Ano, cujos candidatos serão definidos segundo modelo a anunciar brevemente.

Por fim, os prémios Carreira e Contributo ao Surf vão distinguir duas figuras de relevo do surf nacional, cujos homenageados serão resultado de uma seleção exclusiva por parte da Direção da Gala e Comissão de Notáveis, não estando, pois, sujeitos à votação dos fãs.

Toda a informação sobre as condições de participação e critérios de avaliação das candidaturas pode ser encontrada e deve ser consultada aqui.

Os KIA Ondas de Ouro Surf Awards powered by SURFPortugal 2015 são patrocinados pela Kia e Câmara Municipal de Cascais e contam com os media partners SURFPortugal, RTP, FUEL TV, Jornal i, Sol e Mega Hits.

 

 ONDAS DE OURO:

  • Oakley Surfista do Ano
  • Roxy Surfista Feminina do Ano
  • Ericeira Surf & Skate Tubo do Ano
  • Billabong Maior Onda do Ano (remada)
  • Ocean & Earth Maior Onda do Ano (tow-in)
  • Reef Manobra do Ano
  • Volcom Free Surfer do Ano
  • Hurley Videoclip do Ano
  • Deeply Revelação do Ano
  • Polen Onda do Ano
  • Xhapeland Shaper do Ano
  • Kia Evento do Ano
  • Sexy Wines Os Mais Sexy da Ano
  • Treinador do Ano
  • Foto do Ano
  • Carreira
  • Contributo ao Surf