Maior Onda do Ano (tow-in)

Se hoje o surf de ondas grandes de remada tem atingido patamares inimagináveis ainda há poucos anos, isso deve-se ao conhecimento adquirido nas sessões de tow-in, que revolucionaram por completo a forma de os surfistas olharem e abordarem ondas de dimensões extra-large. E ainda hoje, é com a inestimável ajuda dos poderosos motores de propulsão e da habilidade dos seus pilotos que o tow-in continua a ser o laboratório de testes daquilo que é humanamente possível conquistar neste campo.

Mais Categorias

Surfista do Ano

Competidor, free surfer, tube rider, big wave charger, aerialista... não importa. O surfista do ano é aquele que sobressai dentro da sua área de atuação específica, atingindo notoriedade e reconhecimento através dos seus feitos, sejam estes contabilizados em pontos, prémios, aplausos ou “gostos”. O alcance da sua influência mede-se pelo impacto daquilo que faz.

Surfista Feminina do Ano

Nunca a distância de qualidade entre o surf feminino e masculino foi tão curta como hoje em dia. Seja em ondas pequenas, médias ou grandes, as mulheres têm sabido afirmar o seu lugar na hierarquia do desporto, conquistando níveis de respeito com surf sólido e muito charme. A surfista feminina do ano é aquela que no último ano concretizou todo esse potencial.

Tubo do Ano

A manobra que distingue o surf de todos os restantes desportos permanece como o supremo momento da relação entre o homem e as ondas do oceano, mas o que define um bom tubo? O tamanho da onda? A profundidade? A técnica aplicada? Podem esgrimir-se os argumentos, mas uma coisa é certa: um grande tubo é aquele em que quase todos deixam de acreditar, menos aquele que está lá dentro, à procura da saída.

Maior Onda do Ano (remada)

Todos temos os nossos limites, mas há limites mais próximos do que outros e o limite para o tamanho das ondas surfadas por este mundo fora está cada vez mais longe. Os portugueses têm acompanhado a tendência e de ano para ano vemos os nossos surfistas desafiar a lógica e a razão, apanhando ondas cada vez mais desafiadoras e arriscadas, seja em Portugal seja lá fora.

Maior Onda do Ano (tow-in)

Se hoje o surf de ondas grandes de remada tem atingido patamares inimagináveis ainda há poucos anos, isso deve-se ao conhecimento adquirido nas sessões de tow-in, que revolucionaram por completo a forma de os surfistas olharem e abordarem ondas de dimensões extra-large. E ainda hoje, é com a inestimável ajuda dos poderosos motores de propulsão e da habilidade dos seus pilotos que o tow-in continua a ser o laboratório de testes daquilo que é humanamente possível conquistar neste campo.

Manobra do Ano

Depois de um tempo de aparente estagnação face a outros desportos de prancha, o surf assume a liderança da invenção e criatividade no campo das manobras. E mesmo num contexto que procura e incentiva como nunca a criação espontânea de novos movimentos sobre a prancha, as velhas manobras apresentam hoje em dia desconcertantes níveis de espetáculo, que permitem ombrear com as últimas novidades nas preferências do público. Este prémio visa reconhecer acima de tudo a capacidade técnica de subitamente tornar possível o impossível, e fazê-lo com estilo

Free Surfer do Ano

No fundo no fundo, todos somos free surfers, mas uns são mais livres que os outros. O free surfer é aquele que corre ondas sem os constrangimentos de outro critério que não aquilo que mais o diverte. E se é inegável que a competição está na base da evolução técnica do desporto, é no campo de liberdade sem restrições das sessões livres de julgamentos que o surf se manifesta em toda a sua plenitude. Esta categoria visa premiar aqueles que nos inspiram sem nunca vestirem uma licra de competição.

Videoclip do Ano

A diferença de um clipe para um filme é que um filme vence-nos aos pontos e um clip vence-nos por knock-out. Em poucos minutos um clip tem de conquistar, inspirar, excitar, arrebatar e, mais importante que tudo, obrigar-nos a voltar ao princípio e ver tudo outra vez mal tenha acabado. Numa fase em que não há sessão de surf onde não haja por perto alguém com uma câmara de filmar, vamos homenagear os criadores que nos ajudam a manter a chama acesa quando estamos longe do mar.

Revelação do Ano

Quando menos se espera, eis que irrompe em cena alguém que apanha todos de surpresa, quebrando a rotina dos nomes e puxando para si as luzes dos holofotes. Um trialista que passa a frequentar as fases finais das provas, um outsider que subitamente surge como destaque improvável nas mais comentadas sessões, um jovem talento que concretiza o seu potencial. O prémio revelação premeia aquele surfista que nos últimos doze meses deixou de ser coadjuvante e passou a ator principal no filme do surf português.

Onda do Ano

O que é uma onda bem surfada? Fora dos critérios de julgamento dos campeonatos, uma onda bem surfada é aquela que é explorada ao máximo do seu potencial, com a maior variedade possível de manobras bem executadas, com power, habilidade e estilo. É uma daquelas ondas em que, olhando para trás, não resta nada senão a satisfação de quem surfa e de quem observa.

Foto do Ano

A tremenda evolução técnica de que o surf tem sido alvo na última década só encontra paralelo na forma como os fotógrafos têm sido capazes de captar não só os resultados dessa evolução como de transcrever em imagens este estilo de vida cada vez mais complexo e fragmentado. Por detrás da explosão de uma manobra, do insólito de uma situação ou da beleza de uma paisagem, está sempre a inspiração de um olhar único de alguém capaz de traduzir num frame tudo aquilo que o surf nos diz à alma.

Shaper do Ano

A seguir às ondas, não há assunto que interesse tanto ao surfista como as pranchas. Antigamente, os shapers eram vistos como depositários do conhecimento místico sobre o deslize nas ondas, oráculos da nossa cultura, guardiões de segredos misteriosos. Hoje a visão é menos romântica e a proliferação de fabricantes banalizou a reverenciada figura, mas uma coisa é certa: os shapers continuam a deter o raro poder de transformar as nossas fantasias em realidade.

Evento do Ano

Verdadeira montra do surf, é através dos eventos que o grande público pode entrar em contacto com as diversas realidades que compõem o mosaico multifacetado do nosso estilo de vida. Sejam de cariz competitivo, cultural ou festivo, os eventos funcionam como um espaço de encontro da tribo, onde se celebra o estilo de vida e o desporto, graças ao esforço conjunto de inúmeros anónimos que concebem, montam, promovem e operacionalizam estes acontecimentos. É para recompensar estes anónimos pelo seu esforço e contributo que concebemos este prémio.

Os Mais Sexy do Ano

Não adianta negar: sex sells, diz o chavão da indústria do marketing. Cada vez mais os surfistas são escolhidos pelas grandes marcas tanto em função do seu talento e competitividade como do seu apelo junto ao público. Do ponto de vista estratégico, a imagem é tão importante na visibilidade de um desportista como o seu desempenho. Queremos por isso saber, entre eles e elas, quem são, na tua opinião, os surfistas mais sexys de Portugal.

Treinador do Ano

De todas as figuras premiadas nesta gala, a do treinador é porventura a mais recente, evidenciando o caráter único desta atividade que só agora começa de facto a ser desporto. E, sendo desporto, é evidente que o treinador assume um papel cada vez mais indispensável no mundo da competição: amigo, mestre, confidente, preparador físico, coordenador, mentor, psicólogo... não há no surf papel mais multifacetado que o de treinador, que bem merece este reconhecimento.

Contributo ao Surf

Este é o único prémio desta gala em que o premiado pode não ser surfista. Trata-se de um reconhecimento por parte da comunidade a personalidades que, direta ou indiretamente, através das suas ações e voluntarismo, promoveram o surf para lá da sua esfera ou tomaram iniciativas que contribuíram para o engrandecimento da nossa atividade nas suas mais variadas vertentes, da política à ambiental, da desportiva à cultural, da económica à social. Sendo surfista ou não, quem for galardoado com este prémio merece ser visto pela comunidade não só como um par, mas como um exemplo a seguir.

Prémio Carreira

Mais do que celebrar o fim de um trajeto profissional, este prémio visa reconhecer o impacto que um determinado surfista exerceu ao longo da sua carreira, através do seu carisma, da sua postura ou dos seus resultados. O Prémio Carreira é um agradecimento que deixamos àqueles que ao longo dos anos nos inspiraram com a sua destreza técnica, raça competitiva e magnetismo, e que, uma vez fora da ribalta ou em vias de darem por findo o seu percurso, irão continuar a fazê-lo com a sua amizade e atitudes perante a vida.

  • A Gala

    Os Kia Ondas de Ouro Surf Awards powered by SURFPortugal fundem free surf e competição, habilidade e coragem, desempenho global e manobras isoladas, influência e estética, história e novidade, tecnologia e método, para se tornarem no mais importante galardão do surf nacional fora do âmbito puramente desportivo.
  • Kia Ondas de Ouro Surf Awards presented by SURFPortugal © 2015. All Rights Reserved. Powered by fogonaweb